Mostrar mensagens com a etiqueta cozinha. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta cozinha. Mostrar todas as mensagens

09 agosto, 2017

Mãos na massa para o tempo passar!

Com a ventania que está, é quase impossível andar na rua.
E a barriga de 7 meses da mamã também começa a pesar. 
Por isso, hoje não há piscina em casa da avó, nem escorregas!

Mãos

O mais simples dos bolos para ser o Tomaz a fazer!

Bolo de Iogurte by Chef T!
  • 1 iogurte de aromas ou pedaços (morango)
  • 3 medidas (copo de iogurte) de açúcar
  • 3 medidas (copo de iogurte) de farinha 
  • 1 medida (copo de iogurte) de óleo 
  • 4 ovos inteiros 4
  • fermento 1 colher de chá
Juntar tudo (não é preciso bater as claras), num recipiente e bater bem. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha. Levar ao forno previamente aquecido em lume médio ou 180ºC cerca de 30/40 minutos. Para verificar se está bem cozido, confirmar com um palito.

Nós usámos uma Cloche (há quem lhe chame Patusca), o tempo de cozedura é de 20/25 minutos ligada na resistência de baixo! Liguei menos de 5 minutos por cima para lhe dar uma corzinha!


Mãos


Mãos


Mãos


Mãos


Mãos


Mãos


Mãos





22 abril, 2016

Compras!

Hoje foi dia de vegetais e legumes!
Frutas doces e tomate para o comilão do Tomaz!
Bem, estes tomates coração de boi ou peito de dama, costumo deixar amadurecer e congelar para os cozinhados ou até para uma bela sopa de peixe!


16 abril, 2016

MasterChef Brasíuuuu

Gosto muito de ver programas de culinária!
Recentemente começou na Sic Mulher o MasterChef Brasil.
Sinceramente ainda não sei bem se gosto de ver, mas como ainda só vai no segundo episódio vou esperar!
Mas houve uma coisa que me chamou a atenção.
No final do programa aparece em letras bem legiveis: "Alimentos não usados na gravação foram doados para o Instituto Pró Vida e Abrigo Reviver"
Se eu estiver enganada, por favor digam-me mas nunca reparei nesta nota em qualquer outra edição do programa.
Nota 10!

06 abril, 2016

Peixe assado no forno +/- à moda de São Tomé

Como prometido na página de facebook ontem, cá estou para vos deixar a receita do meu peixe assado no forno!
Este modo de preparar o peixe é uma versão de como o peixe é preparado em São Tomé.
Vi tantas e tantas vezes a prepararem peixe para assar ou grelhar que resolvi fazer uma versão!
Bem, em São Tomé o peixe é maravilhoso, quase apanhado na hora, gordo, grande e com um sabor indescritível!
Geralmente tudo é feito na brasa o que intensifica ainda mais o sabor.
Todos os ingredientes são cuidadosamente esmagados com um pedra bem redonda numa tábua igual a esta. Esta tábua ajudou a preparar muito molho!




















Bem, quem me dera a mim ter aqui metade do sabor dos ingredientes de lá!
Vamos lá:

Ingredientes para Corvina assada no forno
Cortar para um copo

1 cebola aos quartos
6/7 dentes de alho
Bastante salsa
2 rodelas de gengibre
1 colher de chá bem cheia de mostarda dijon
1 tomate médio, usei peito de dama
1 pitadinha açafrão
1 pitadinha de pimentão doce
Umas gotas de limão
Um pouco de vinho branco
Azeite bastante azeite para fazer o molho
Sal qb

Fica assim com este aspeto maravilhoso




















Trituro tudo com a varinha mágica




















Entretanto faço uma cama generosa de cebola e disponho o peixe e batatas. Geralmente uso batata doce, fica bastante melhor e faz muiiiitooo bem! Costumo também por couves de bruxelas, mas desta vez não tinha nem uma coisa nem outra!!
Rego com vinho branco e um pouco de água e deito o molho.
Massagem bem o peixe com o molho, insistam na cabeça e nos cortes transversais.


















Polvilhei com tomilho e umas pedras de sal.
Cheirava tão bem na minha cozinha que me esqueci de tirar fotografia ao prato já preparado....!!
Acreditem é de chorar por mais!
Espero que gostem tanto como nós gostamos!

24 março, 2016

O Jamie está na minha cozinha!

Aproveitando o desconto imediato de 50% do Continente, comprei por 7,50€ este livro do Jamie Oliver!
Só pelas fotografias vale a pena!