06 abril, 2016

Peixe assado no forno +/- à moda de São Tomé

Como prometido na página de facebook ontem, cá estou para vos deixar a receita do meu peixe assado no forno!
Este modo de preparar o peixe é uma versão de como o peixe é preparado em São Tomé.
Vi tantas e tantas vezes a prepararem peixe para assar ou grelhar que resolvi fazer uma versão!
Bem, em São Tomé o peixe é maravilhoso, quase apanhado na hora, gordo, grande e com um sabor indescritível!
Geralmente tudo é feito na brasa o que intensifica ainda mais o sabor.
Todos os ingredientes são cuidadosamente esmagados com um pedra bem redonda numa tábua igual a esta. Esta tábua ajudou a preparar muito molho!




















Bem, quem me dera a mim ter aqui metade do sabor dos ingredientes de lá!
Vamos lá:

Ingredientes para Corvina assada no forno
Cortar para um copo

1 cebola aos quartos
6/7 dentes de alho
Bastante salsa
2 rodelas de gengibre
1 colher de chá bem cheia de mostarda dijon
1 tomate médio, usei peito de dama
1 pitadinha açafrão
1 pitadinha de pimentão doce
Umas gotas de limão
Um pouco de vinho branco
Azeite bastante azeite para fazer o molho
Sal qb

Fica assim com este aspeto maravilhoso




















Trituro tudo com a varinha mágica




















Entretanto faço uma cama generosa de cebola e disponho o peixe e batatas. Geralmente uso batata doce, fica bastante melhor e faz muiiiitooo bem! Costumo também por couves de bruxelas, mas desta vez não tinha nem uma coisa nem outra!!
Rego com vinho branco e um pouco de água e deito o molho.
Massagem bem o peixe com o molho, insistam na cabeça e nos cortes transversais.


















Polvilhei com tomilho e umas pedras de sal.
Cheirava tão bem na minha cozinha que me esqueci de tirar fotografia ao prato já preparado....!!
Acreditem é de chorar por mais!
Espero que gostem tanto como nós gostamos!

7 comentários: